terça-feira, 3 de abril de 2012

Mercado Esportivo

Fala galera,

Tava lembrando de um caso aqui.

Uma vez a cidade de São Paulo resolveu abrigar um torneio de tênis master, com jogadores veteranos, que em sua época eram tops.

O que aconteceu com a média de público no evento?

Baixíssima!

Lembro que o Fernando Meligeni, na época, escreveu um post em seu blog afirmando estar decepcionado com os amantes do tênis, afinal, reclamamos tanto da falta de torneios por aqui, e quando os caras vem ninguém comparece.

Eu tenho uma visão um pouco diferente.

Primeiro, ninguém perguntou se eu, amante do tênis, queria ver um torneio de ex-tenistas. O que eu quero dizer é que isso é uma decisão de mercado... não dá pra fazer um torneio sem saber se vai ter público! Não adianta contar com a boa vontade da galera.

Não adianta o esporte ser largado por anos a fio, e, de repente, trazer um torneio e esperar que alguém compareça. Poxa, de repente ninguém curte tênis, e aí?

Radicalizando, é a mesma coisa que nas Olímpiadas do Rio algum brasileiro reclamar que ninguém foi prestigiar a equipe de tiro... poxa, ninguém sabe as regras do tiro, ninguém nem teve chance de saber se gosta de tiro, e mesmo que tivesse a chance, é possível que a pessoa odiasse tiro!

O que quero dizer é que tudo é muito bagunçado quando se fala em desenvolvimento esportivo no país, e uma das explicações é que parece que querem comandar o esporte com o coração e não com a cabeça.

No caso no torneio de tênis acima, ninguém parou pra pensar que talvez não existisse um mercado consumidor pro que eles tavam oferecendo?

Esse caso aí foi só pra ilustrar, porque existem tanto outros que mostram que a administração esportiva no Brasil deixa a desejar.

abraços

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