quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pelo fim da barreira no futebol

E aí, galera!

O goleiro do Santos, Rafael, disse que tomou o gol ontem porque não conseguiu enxergar a cobrança da falta que resultou no gol.

Isso me fez voltar a pensar num assunto sobre o qual já refleti.

Por que os goleiros de hoje em dia ainda montam a barreira??

Vamos aos poucos.

Eu não sou tão radical a ponto de afirmar que a barreira é inútil. Mas acredito sim que ela só tenha serviço para as faltas bem próximas da área.

Pensem bem. Em tese, a barreira serve pra evitar que o jogador de uma "bomba" direto pro gol com o caminho livre. Se a falta é bem próxima da área, faz sentido montar a barreira.

Mas quando o local de cobrança guarda certa distância para a meta, a barreira só atrapalha! 

Ela não deixa o goleiro ver a bola e faz com que ele tenha que ficar mais perto de uma das traves.

Tirando a barreira, ele além de consegiur ver a bola poderia se posicionar no meio do gol, e saber desde o momento em que o cara pega na bola pra onde a gorduchinha vai.

Bom, aí você me diz "o caminho pro chute direto vai ficar muito fácil".

Vai nada! Porque o goleiro estaria muito melhor posicionado para o chute em qualquer direção. Fora que o cara teria que acertar um chute muito forte e muito bem colocado ao mesmo tempo.

Seria quase impossível um gol de falta com a batida "colocada", ao contrário de hoje, que praticamente basta a bola passar bem pela barreira que é gol.

Pra mim, hoje a barreira permanece no futebol muito mais como um elemento de tradição do que de eficiência, e também porque goleiro nenhum quer ser o primeiro a arriscar tirar sua barreira e ser crucificado se tomar o gol.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário