terça-feira, 3 de abril de 2012

Ciclistas de rua

Fala, Cidadão!

Vamos falar do movimento ciclista nas grandes metrópoles.

Já deixo aqui minha posição: sou totalmente a favor da ampliação das ciclovias, ciclofaixas, etc.

Não acho que seja a solução mais urgente, porque o metrô é muito mais eficiente, e pode beneficiar tanto quem tem bike quanto quem não tem. Mas que a cidade pode ganhar muito com as bikes, isso pode.

Bom, a principal discussão hoje em dia, especialmente por causa de vários tristes acontecimentos recentes, é a falta de respeito que os motoristas tem com os ciclistas.

Mas vamos falar a verdade? O problema é que ninguém respeita ninguém! O motorista não respeita o ciclista, que não respeita o pedestre, que não respeita a si mesmo.

De fato, os motorista estão de brincadeira hoje em dia. Não param na faixa pro pedestre passar, não respeitam a sinalização do asfalto, não dão seta para mudar de faixa, xii, essa lista aqui vai longe.

Mas, pessoal, o respeito tem que ser mútuo para chegarmos a qualquer lugar. Vejamos alguns pontos que eu não vi ninguém falar ainda.

Os ciclista batem muito na tecla da distância mínima de 1,5 metros que os carros tem de manter das bikes. Perfeito. Tá no Código de Trânsito, é só ir lá olhar. Os bikers só querem o cumprimento da lei.

Mas olha só que curioso. Muitos dos próprios ciclistas não respeitam essa distância! É comum demais ver os ciclistas fazendo que nem os motoboys, e usando o "corredor" que se forma entre os carros. Ora, se nem eles respeitam a distância, como querem ser respeitados?

Outra dos ciclistas: já vi muitos andando no meio da faixa. Pessoal, o ciclista anda à direita do fluxo! Se o ciclista ficar no meio da faixa, ou entre duas faixas, ele bloqueia 1,5 metros para cada lado! Isso são 3 metros de pista, o que também é contrário à lei de trânsito.

Outra dos ciclistas: onde estão os capacetes, pessoal? Se reclamamos segurança, somos os primeiros a garanti-la.

Mas minha principal crítica tanto para os motoristas quanto para os ciclistas é que nenhum deles respeita o pedestre. Sim, o pedrestre é o mais fraco elemento no trânsito, e sabe quantas vezes eu vi um ciclista parando para um pedestre atravessar?? Nenhuma, porque o ciclista geralmente não quer perder o embalo. Para conferir isto, basta ir ao parque do ibirapuera e tentar atravessar a ciclovia. Impossível! Ninguém para!

Se no parque ninguém respeita, imagina só na cidade...

No fundo, o que falta é respeito. O pessoal anda tão estressado que o trânsito parece uma disputa de território.

abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário