sábado, 7 de abril de 2012

Os atletas nascem mais fortes no exterior?

Fala pessoal,

Estava vendo uns lances da NBA por aqui e me peguei pensando: como os caras ficam tão fortes por lá?

Só pra deixar claro, não to fazendo nenhuma sugestão de doping com esse post.

Podemos retirar essa discussão do contexto da NBA e transportar para vários outros esportes. Pensem em quantos jogadores foram jogar bola na europa e passaram por um "fortalecimento muscular".

Os exemplos de atletas que foram pro exterior e ganharam massa muscular, explosão e força são vastos. Nenê Hilário, Baby, Varejão (basquete), Kaká, Marcelo, etc.

Isso acontece para que eles consigam encaram os jogos no exterior, já que todo mundo é "maior" por lá.

Por que será? A preparação física aqui no Brasil deixa a desejar?

Sinceramente, eu acho que pode ser isso sim.

Acho isso porque não consigo ver nenhum problema nas outras variáveis que fazem um atleta ter um excelente preparo. Como no exterior, aqui eles se alimentam muito bem, descansam muito bem, e tem um atendimento médico muito bom (no caso dos atletas top, pelo menos).

A única coisa que muda então, ao meu ver, é a forma com que estes elementos são combinados com a preparação física.

Vou dar um exemplo simples. Há um tempo, conheci um jogador de hoquei canadense, que me explicou que quando eles vão malhar, escolhem exercícios que utilizam o corpo inteiro, e seus movimentos naturais. Assim, ao invés de fazer uma séria de supino na academia, por exemplo, os caras amarravam pesos pelo corpo e ficavam deitando e levantando de diferentes formas.

Não estou dizendo que isso é necessariamente mais eficiente, mas prepara os caras de uma maneira muito boa para o que eles fazem. Ficam ágeis, rápidos e muito fortes ao mesmo tempo.

Deem uma olhada, por exemplo, no treinamento físico do Dwayne Wade, astro da NBA;

http://www.youtube.com/watch?v=hBZyuEdmQDk (a partir de 1:44)

Ou essa preparação pré-Draft da NBA

http://www.youtube.com/watch?v=45gQ55FadhI&feature=related (especialmente o exercício do 4:44)

Resumindo, eu não consigo entender como os caras no exterior ficam mais fortes, rápidos e ágeis que os atletas daqui. Quer dizer, a única explicação que eu consigo vislumbrar é a diferença na preparação física.

E isso pode ser visto em qualquer esporte. Basta ver o físico de atletas como Patrice Evra (futebol, França), Cadel Evans (ciclismo, EUA), Lebron James (basquete, EUA), Rafael Nadal (tênis, Espanha), ou qualquer um do Rugbi ou futebol americano e comparar com atletas de ponta nacionais.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário