quarta-feira, 25 de abril de 2012

Caso Oscar de novo!

Fala pessoal,

Pra quem lembra, já dei minha breve opinião sobre o caso Oscar aqui: http://esporteeminhaamante.blogspot.com.br/2012/04/pitaco-sobre-o-caso-oscar.html

A estratégia continua a mesma nos dois lados. O São Paulo, de um lado, querendo assegurar o resultado de uma decisão judicial que lhe foi favorável; o Inter, de outro, tentando fazer de tudo pra pagar menos pelo jogador.

No meio de tudo isso, a demanda judicial.

Para quem nunca passou por um processo judicial, vou fazer uma breve explicação de como funcionam processo e acordo, relacionando com o caso do Oscar.

No começo, a pessoa que vai processar a outra geralmente tenta fazer um acordo para não ter que entrar na justiça, e perder tempo/dinheiro.

Os dois lados ponderam: posso ganhar tudo que quero, mas também posso perder tudo. Esse é um risco que se evita fazendo um acordo judicial, com concessões mútuas entre as partes.

O que acontece, é que muitas vezes as pessoas tem certeza que tem razão, então não querem fazer acordo e perder uma parte do que poderiam ganhar.

No caso, o Oscar não quis fazer acordo nenhum, porque acreditou que ia ganhar do São Paulo na Justiça. Correu o risco.

Maaaas...

O São Paulo ganhou na justiça, e o risco assumido pelo Oscar se fez realidade. Ele queria ganhar tudo, e acabou perdendo tudo.

Agora, o horizonte mudou. O São Paulo já tem praticamente tudo na mão (ainda há recursos pendentes na Justiça), então seu risco é praticamente zero. Oscar quer negociar para poder jogar no Inter... mas o São Paulo não teria nenhum motivo para não querer seu "tudo" agora - no caso, Oscar jogando no Morumbi.

Fora isso tem a questão negocial, mencionada no post cujo link está lá em cima.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário