quarta-feira, 4 de abril de 2012

Rugbi no Brasil

Fala pessoal,

Acho que todo mundo já ouviu falar do rúgbi, certo? Acho bem seguro dizer que não era assim até uns 4 anos atrás.

Pelo que eu ouço, pesou bastante para o crescimento do esporte o fato de o Brasil sediar as Olimpíadas.

Acho muito estranho o fato do esporte não ser popular no Brasil, apesar de sua história, de fato, não ter uma ligação umbilical com o país. Afinal, não precisa de muita coisa, somente um bola e um grupo de amigos, como o futebol - o rúgbi também tem sua "versão adaptada" para equipes menores; se o futebol tem o futsal e o society, o rúgbi tem o seven.

O rúgbi é um dos esportes mais populares no mundo pra quem não sabe. Alguns dos estádios são gigantescos, e feitos especialmente para a sua prática.

Já vi gente falando da violência nesse esporte, mas, com todo respeito, fala isso quem não o conhece de perto.

O problema, na minha visão, é que o esporte algumas vezes é transmitido de forma equivocada para algumas pessoas que começam a praticar a modalidade pensando justamente em "apavorar" a galera. É a mesma coisa com as artes marciais, por exemplo.

Esse esporte é belíssimo quando visto com os olhos do verdadeiro amante esportivo. O espírito de companheirismo é muito valorizado entre companheiros de time e seus adversários. O respeito entre os competidores se destaca, mas para mim o que mais impressiona é o respeito com o árbitro da partida! Ninguém fala um "A" para o juiz!

Dá uma olhada neste vídeo. O cara começa a reclamar com o juiz e ele fala: "isso aqui não é futebol, tá claro?". Demais! 

http://www.youtube.com/watch?v=RXoBNFOxlQM

Impossível não falar um pouco sobre o time Neozelandes, os All Blacks.

Quem nunca viu precisa ver o Haka, o ritual que os jogadores neozelandeses fazem antes dos jogos. Eu arrepio toda vez que assisto. Os caras mostram a tradição que o esporte carrega no país. Simplesmente animal.

Nesse vídeo, o time do País de Gales se recusa a mostrar "submissão" ao Haka: http://www.youtube.com/watch?v=6fYIUdVNFgU&feature=related.

Aqui os All Blacks se apresentam a um líder Maori de terno e gravata: http://www.youtube.com/watch?v=2Vxy_-e_hZ8&feature=related (no fim dá pra ver quanto os caras ficam verdadeiramente emocionados de terem tido essa oportunidade).

Isso é o esporte!

abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário