quarta-feira, 4 de abril de 2012

Atletas na balada

Fala galera,

Ultimamente vimos várias notícias de atletas curtindo a vida adoidados na balada.

Já vi alguns ex-jogadores falando que não tem problema, que o cara faz o que quiser fora do trabalho, que a vida pessoal do jogador não é assunto de ninguém, etc.

Eu penso muito o contrário. E explico.

O atleta, seja jogador de futebol, basquete, ou tênis, escolheu uma profisão em que seu instrumento de trabalho é o próprio corpo. Ora, em princípio, quem escolhe essa profissão deveria gostar de... cuidar do corpo!

Fazendo um paralelo simples, o jogador que se joga na balada (desrespeita aquilo que ama: o corpo) faz o mesmo que o dentista que tem uma cárie (desrespeita aquilo que ama: a saúde bucal).

Bom, ok, vamos supor que o cara não escolheu a profissão de atleta porque queria tal profissão pelo fato de ela pressupor o cuidado ao corpo. Vamos supor que o cara escolheu essa profissão porque... porque... sei lá... porque ela dá dinheiro, vai.

Olha só, o clube vai pagar uma grana pro cara jogar bola, por exemplo. O cara que sai de balada e vai treinar no dia seguinte não vai render tudo aquilo que pode, com certeza.  E aí? Como fica o clube que pagou o salário do cara? Tem que deixar quieto porque ele faz o que quiser no tempo livre?

Já vi muita gente falando: "ah, mas o Romário jogava melhor quando saía". É um absurdo de lógica falar isso. Primeiro que não sabemos quantas partidas ele jogou mas depois da balada, porque o destaque sempre foi para os jogos que ele jogou bem. Segundo que não tem como saber se ele teria jogado melhor se não tivesse saído, ou mesmo se os gols dele resultaram do acaso mesmo.

Resumindo, acho que o atleta, quando assume essa carreira, compromete-se a zelar pelo seu corpo, afinal depende dele para render bem em sua profissão. Lógico, se o cara quiser pegar uma balada nas férias porque não tem que treinar durante um mês, não vejo problema, porque isso não vai ser relevante para um treino ou jogo.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário