terça-feira, 3 de abril de 2012

Ex-jogador no comando

Fala galera,

Voltando ao assunto da administração do esporte no país, fico um pouco triste quando vejo algumas decisões tomadas por algumas entidades esportivas.

Ressalto que tudo o que vou falar tem a ver com o jeito que vejo o esporte, e não por preconceito ou crítica pessoal a qualquer pessoa.

Na minha opinião, o esporte tem que ser gerido de forma absolutamente profissional, aproveitando, como se fosse dentro de uma empresa, o que cada pessoa tem de melhor.

Fico me perguntando como um jogador de futebol pode se tornar diretor/gerente de um clube.

É indiscutível que qualquer jogador sabe muito mais do que acontece dentro de campo ou do vestiário do que qualquer um. Indiscutível.

Porém, daí até uma gerência ou diretoria são outros quinhentos.

Afinal, o que faz um gerente de futebol?

Pra mim o cara tem que saber de finanças, administração, marketing. Poxa, pra trazer um jogador de futebol pra um clube, não basta saber se ele é bom, concorda? O cara pode ser muito bom, mas se custar 50 milhões, talvez o negócio não valha a pena. E quem vai dizer isso vai se um ex-jogador de futebol? Pra mim seria muito mais eficiente se fosse alguém que manja de número, junto com o ex-jogador, pelo menos...

Administrar um clube, ou uma confederação, ao menos em teoria, não é tarefa fácil nem pra um administrador, como é que pode então um cara sem conhecimento específico em contabilidade, administração, marketing, etc. tomar conta de uma "empresa" dessas?

Não to dizendo que um ex-jogador não seja importante. É importante demais! Só que, na minha opinião, o cara tem que ajudar com aquilo que ele é profissional: dentro das quatro linhas. O melhor exemplo pelo que vejo por aí parece ser o Milton Cruz, do São Paulo, que se dedica a encontrar novos jogadores e atua no meio de campo entre jogadores e comissão técnica.

É a mesma coisa que o dirigente ir treinar o time... o cara não sabe o que tá fazendo!

Pra mim tem que ser assim: jogador joga, treinador treina, administrador administra.

abraço

Obs: hoje, a Folha.com faz uma enquete perguntando "quem você gostaria de ver na presidência da CBF", elencando entre as opções Romário, Paulo André e Ronaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário