terça-feira, 10 de abril de 2012

Os campeonatos que não valem nada

Fala pessoal,

Várias vezes já ouvi técnicos, jornalista e jogadores falando que um determinado campeonato não vale nada. O principal exemplo é o campeonato estadual de futebol.

Não poderia discordar mais.

Geralmente, quando dizem isso, os autores do comentário levam em conta a importância de algum outro campeonato, como o Brasileirão ou a Libertadores.

Claro, qualquer torcedor prefere ganhar a Libertadores, não discuto. Mas partir dai para afirmar que o campeonato estadual tem menor importância é demais.

Para mim, isso parece desculpa de perdedor. Os técnicos e jogadores vão adorar falar que o estadual não era a prioridade, porque é muito cômodo. Como somente um time vai vencer, praticamente todo mundo ganha uma desculpa imediata para a derrota.

Fora que essa máxima de que o campeonato não importa tira a pressão de quem tem que vencer os times "menores", por exemplo.

Para os jornalistas, em geral, a insatisfação também é grande. Mas cá entre nós, jornalista nenhum gosta de cobrir Linense e Catanduvense, ou Boavista e América, por exemplo. Outro dia ouvi o Silvio Luiz dizer no rádio que nem clássico ele assistiu porque domingão foi dia de ficar com a família!

Não to dizendo que a fórmula dos campeonatos estaduais é boa, ou coisa assim. O que eu quero dizer é que esporte é esporte, caro colega.

Uma vez dentro de campo, a importância de um jogo é a mesma, e o significado da derrota ou da vitória é o mesmo.

Como atleta amador, eu posso dizer que já disputei muitas partidas em diferentes modalidades e campeonatos (paulista, brasileiro, panamericano, etc). Garanto que em nenhuma delas encarei a partida como "de menor importância", ou deixei de dar 100%... por que teria que ser assim no profissional, então??

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário