quarta-feira, 25 de abril de 2012

Jornalismo esportivo

Fala pessoal,

A derrota na semi do Barça pro Chelsea tá rendendo muitas pérolas na imprensa na últimas 24 horas.

Impressionante como os jornalistas e comentaristas conseguem misturar fatos, opiniões, versões de terceiros.

Vou dar um exemplo.

Um dos principais FATOS da história é aquele que diz que o técnico Guardiola ainda não renovou seu contrato com o Barcelona.

Esse FATO não permite nenhuma conclusão por si só. Mas a imprensa brasileira se importa com isso?? De jeito nenhum. Já vi até jornalista global afirmando que o técnico não vai renovar.

Oras, como assim? Como um jornalista afirma isso?

Não teria problema nenhum passarem isso como OPINIÃO, mas invariavelmente atribuem status de FATO e uma mera opinião (desinformada, por sinal, porque são raros os jornalistas que se dão ao trabalho de buscarem fontes diretas na Espanha - um jornal na espanha não é fonte direta, hem - se não eu posso usar um portal de internet como minha fonte).

Mais engraçado é quando começam a falar que acham absurdo "essa crítica exacerbada que estão fazendo com o Barça", ou então "o massacre ao goleiro Julio Cesar"... ora, quem tá fomentando isso é o torcedor?

Bom, enfim, fica a crítica de um amante do esporte aos jornalistar.

Abraço!

Obs: apenas para deixar claro, a crítica se dirigiu à maneira como a notícia foi divulgada. Ao tempo do post, a saída do Guardiola era apenas um rumor, uma suspeita, com nenhuma confirmação. A suspeita se confirmou, mas isso não significa que o jornalista pode divulgar palpites em tom de certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário