sexta-feira, 6 de abril de 2012

Fab Melo no Draft da NBA

Fala pessoal,

Aparentemente o Fab Melo, brasileiro que atuou na equipe de Syracuse no basquete universitário americano, vai mesmo entrar no draft, e as chances de ser escolhido são boas.

Pra quem não sabe, o draft, em linhas gerais, é um sistema por meio do qual os times da NBA selecionam novos jogadores para sua esquadra.

O sistema é muito interessante, pois os times que foram pior na temporada tem mais chances de ficar com os melhores jogadores inscritos no draft. Isso porque rola um sorteio pra definir a ordem de escolha, e os piores times tem mais "bolinhas" do que os outros, justamente como um forma de ajudá-los a se reforçar e aumentar a competitividade na NBA.

Por outro lado, como é um sorteio, os piores times não necessariamente terão as primeiras escolhas, o que evita que eles joguem para perder numa temporada de olho numa melhor posição no draft.

Fab Melo está bem cotado por ter feito um bom trabalho no forte time de Syracuse, mas sofreu algumas críticas por ter ficado de fora da competição nacional justamente no seu momento mais importante, o período do March Madness, quando tudo é decidido (http://www.youtube.com/watch?v=Qds2K2wpCAg).

O jogador não pode jogar por causa do seu desempenho acadêmico insuficiente.

Lá funciona assim mesmo. Se você não atinge o número de créditos em aula, ou notas razoáveis, você não pode entrar em quadra. E foi provavelmente o que aocnteceu com Melo (o assunto foi tratado em sigilo).

Eu, pessoalmente, acho esse tipo de política muito bacana, porque obriga o atleta a ser mais do que um jogador. Obriga-o, basicamente, a estudar minimamente.

Tudo isso evita que aconteçam muitas coisas que vemos acontecer por aqui com os atletas, principalmente quando se aposentam das pistas/quadras/gramados. O estudo vai reduzir o risco de o cara perder a grana que juntou, e ajudá-lo a começar do zero em outra profissão, por exemplo.

Em breve falo um pouco mais sobre o sistema do draft nos esportes americanos.

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário