quarta-feira, 4 de abril de 2012

Planejamento no esporte

Fala pessoal,

Hoje ouvindo o rádio ouvi alguns comentários sobre o "planejamento" esportivo.

A palavra sempre é muito usada no começo de temporada para falar dos times de futebol, a opinião que expresso aqui vale pra qualquer esporte.

Pra início de conversa, eu acho bem questionável o uso do termo pra qualquer time de futebol do Brasil. Pra começar que um time que "tem" planejamento em um ano e não tem no ano seguinte, pra mim, não tem planejamento nenhum.

Digo isso porque é muito comum ouvir comentaristas falando "ah, o time X se planejou muito bem para esse ano". Ora, isso é planejamento ANUAL quiçá, e não planejamento no sentido estrito da palavra. Até o governo, de quem reclamamos tanto se planeja melhor, com um Plano Plurianual, uma Lei de Diretrizes Orçamentárias e um Orçamento!

Bom, voltando ao assunto.

Qualquer planejamento, inclusive um plano de negócios de uma empresa, visa traçar uma estratégia para o crescimento e prosperidade de algo. O plano geralmente estabelece as diretrizes de condução do negócio, além de tentar ao máximo evitar os percalços que podem aparecer no caminho e predefinir estratégias a serem tomadas quando algo dá errado.

Aí o esporte apresenta uma peculiaridade que o faz ser o que amamos.

Por mais que uma equipe se planeje, SEMPRE existe uma chance de derrota. Claro, no mundo dos negócios também é assim, mas no esporte as reações são incrivelmente imprevisíveis.

Um time pode ter sido muito bem montado, muito bem treinado e estar muito bem para uma partida. Mas isso apenas reduz o seu risco, e, consequentemente, aumenta suas chances de vencer.

Na minha opinião isso se dá por causa de um elemento do qual ainda falarei muito: o acaso.

É por isso que vemos, de vez em quando, um Japão sendo campeão mundial de futebol feminino, ou um Asa de Arapiraca ganhando do Palmeiras.

Ou alguém acha que o "planejamento" do Japão foi melhor do que o das americanas, ou então que o Asa de Arapiraca se preparou metodicamente para o jogo contra o Palmeiras?

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário