quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pitaco sobre o caso Oscar

Fala Galera,

Temos acompanhado as notícias sobre a briga entre São Paulo, Oscar e Internacional.

A despeito da questão jurídica, uma coisa sempre me chama muita atenção nesses casos em que o jogador briga com o clube, e que pouca gente percebe.

Pensa só.

O São Paulo tá brigando pra caramba pela jóia que criou, e quem vem jogando muita bola no Inter. Obviamente, ele tá vislumbrando não apenas o reforço da equipe, caso ele venha a jogar pelo time paulista, mas também o lucro que pode auferir em uma futura transação.

Só que há um problema nessa operação, como em tantas outras que vemos no mundo do futebol.

E se o Oscar resolver "quebrar a mão"? E se, confirmado o contrato dele com o São Paulo com o prazo de 5 anos, ele simplesmente resolver ser um péssimo jogador de propósito?

Nesse caso, ao invés de ganhar na loteria, o São Paulo ficará com um baita mico na mão, porque, no mínimo, vai ter que pagar o salário do cara por 5 anos pra nada! Ou então demitir o cara e correr o risco de ele ir correndo pra outra equipe.

Esse tipo de problema já se repetiu várias vezes no futebol, só que sempre se fala na questão jurídica, e se esquece do aspecto negocial da coisa toda.

O que deixa claro que os jogadores usam sim isso como insrumento de pressão sobre o time do qual querem se desvencilhar é a declaração dada, salvo engano, pelo empresário do Oscar, que afirmou que se ele tiver que voltar mesmo para o São Paulo ele vai parar de jogar (indicando que quer forçar o São Paulo a fazer um acordo financeiro).

Muito bacana tudo isso porque sai totalmente da questão esportiva ou jurídica, e entra no campo da estratégia negocial. No caso citado, o São Paulo garante que quer o jogador de volta e não está disposto a negociar. Do outro, Oscar envia sinais de que se o São Paulo forçá-lo a voltar pode se arrepender.

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário