segunda-feira, 30 de abril de 2012

Salário de tenista e salário de futebolista

Fala pessoal,

Faço aqui uma reflexão com base no post publicado pelo Paulo Cleto em seu blog (http://colunistas.ig.com.br/paulocleto/).

Foram divulgados aumentos na premiação de 2 dos 4 maiores torneios de tênis do mundo, Wimbledon e Rolang Garros.

O que me chama a atenção não é a premiação dos vencedores. Muito pelo contrário, é a premiação dos "perdedores".

Aqueles jogadores que perderem na primeira rodada de um destes torneios levará para casa, ao menos, 23.500 dólares.

Pela cotação do dia de hoje, isso significa, aproximadamente, R$ 44.415,00.

Fiquei refletindo sobre o que significam estes números. Pensemos.

Imaginemos um jogador que seja bom o suficiente para jogar os 4 Grand Slams do ano, e perca sempre na primeira rodada, ok?

Esse cara levaria pra casa apenas por isso, 177 mil reais em um ano. Isso totaliza aproximadamente 14,5 mil reais por mês. Que tal um salário de 14,5 mil reais por mês por 4 torneios perdidos na primeira rodada? Ou 1,7 milhão em 10 anos de carreira?

Bom, com esses breves números, eu quero chegar em outro lugar. Leiam até o final, por favor!

Evidentemente, o jogador que se habilita para jogar os 4 grandes torneios do tênis, via de regra, não vai jogar apenas esses quatro torneio, ou seja, vai ganhar bem mais do que isso. Eu sei que o tenista tem ainda que repartir consideravelmente esse bolo, com o técnico, por exemplo. Mas de qualquer jeito acho justo pensar que esse cara vai tirar uns 20 mil por mês? De acordo?

Assim, acho que a reflexão que faço a seguir vale.

Pense em quantos tenistas em atividade pra valer temos no país (poucos). E pense agora em quantos jogadores de futebol temos no país (muitos).

Em seguida, pense em quantos jogadores de tênis ganham 20 mil reais por mês jogando profissionalmente(poucos). E pense agora em quantos jogadores de futebol ganham 20 mil reais por mês jogando profissionalmente (poucos também).

Ora, não consigo parar de pensar então, que proporcionalmente, há mais tenistas ganhando bem do que futebolistas. É plausível?

Imaginem quantos jogadores profissionais de futebol tem por aí no país... Amazonas, Acre, Alagoas... primeira, segunda, terceira divisão...

A maioria desses atletas entra no esporte pensando em mudar de vida, em ganhar dinheiro, etc. Não seria mais fácil entrar no tênis pensando nisso? Pensando estatisticamente eu acho que sim.

E aí chego aonde queria chegar.

O esporte em nosso país é visto por grande parte da parcela economicamente vulnerável da população como uma opção de vida. O futebol, por sua vez, é visto como a garota dos olhos de muitas crianças e adolescentes carentes, já que as quantias envolvidas neste esporte são absurdas.

É inegável, no meu ponto de vista, que a grana serve de inventivo para muitos (muitos mesmo) jovens começarem a praticar o futebol aqui no Brasil. A lógica é a mesma com o futebol americano/baseball/basquete nos EUA.

Será que essa idéia de que é mais fácil ganhar dinheiro com o tênis do que com o futebol no Brasil não atrairia mais jovens para o esporte da raquete?

Eu não sei, mas quis apenas dividir esse pensamento que passou na minha cabeça com vocês.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário