terça-feira, 3 de abril de 2012

O segredo dos quenianos

A notícia é sobre corrida agora, pessoal.

Há algum tempo li uma reportagem muito interessante do Adharanand Finn na revista Runner´s World, na qual o próprio repórter explora os segredos escondidos na rotina dos quenianos corredores.

Para isso, o louco foi passar uma temporada de 6 meses no Quênia, correndo e vivendo como um verdadeiro queniano.

Tem umas coisas bem interessantes na matéria, como, por exemplo, o fato de ter perdido numa prova para um nativo de 75 anos que corria com os pés descalços.

Descobrimos (eu descobri, pelo menos) que as provas regionais do Quênia podem ser mais acirradas e competitivas do que algumas provas do circuito mundial, a ponto de relegar a um tricampeão da maratona de Londres/ bicampeão da maratona de Nova York a modesta 33ª posição.

A rotina de treinos que o repórter narra é impressionante. Os caras variam treinos de velocidade, com treinos de subida (em que eles basicamente sobem e descem uma ladeira) e, claro, treinos longos.

Duas coisas para as quais o autor chama a atenção são bem interessantes: o descanso dos super atletas e o método.

Primeiro, ele destaca que quando vão descansar, os caras realmente descansam. Ou seja, bem diferente do europeu, ou do americano, eles não vão pro bar descansar (nem pro samba!). Um dos segredos pode estar aí, afinal respeitar o próprio corpo é básico em qualquer esporte.

Nesse sentido, outra curiosidade referente ao méteodo dos quenianos se destaca. O repórter fala que eles são bem "light" com a planilha de treinos. Se o cara tá cansando num dia em que teria que treinar, ele não esquenta a cabeça. Descansa. Simples assim.

Outra vantagem é bem destacada na reportagem. Na região em que o repórter se refugiou, de onde saíram vários atletas de destaque, as crianças não tem escolha: tem que ir correndo pra escola, pra casa e pro trabalho. Ou seja, quando chegam aos 20 anos de idade, os jovens já tem, no mínimo, 12 anos de treinos nas costas... aí complica!

Pra quem curte corrida, recomendo muito a revista. Fora matérias bem legais como essa, eles dão várias dicas bacanas pra todo tipo de corredor (p.ex: o que comer antes de uma prova, como calcular seu ritmo ideal, como montar uma planilha de treinos, etc). Fica o site deles aqui: http://runnersworld.abril.com.br/ .

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário