terça-feira, 3 de abril de 2012

Amarelou?

Fala Pessoal,

Escrevendo o post sobre a Copa Davis, comecei a pensar no desempenho de vários times e atletas quando são favoritos.

Na minha opinião, a cabeça do atleta antes de um jogo/campeonato fica muito diferente quando o cara é favorito e quando não é. Sempre rola aquela pressão em cima do favorito, afinal, se ele ganhar não tem nada de mais, mas se perder...

Os "zebras" geralmente se aproveitam da sua condição também. Jogam mais soltos, sem responsabilidade, arriscam mais, dormem mais relaxados na noite anterior.

O que eu acho interessante nisso tudo?

Duas coisas.

Primeiro, como ninguém fala dos pontos positivos de ser o favorito. Ou você acha que o Nadal não sabe que bota um terror no cara que entra em quadra sabendo que vai encarar um louco que vai correr 5 horas se for preciso, e que não toma winner a menos que você coloque a bola na linha? O benefício é evidente: primeiro que muitos desanimam se perderem o primeiro set, e, segundo, que a maioria vai arriscar algumas bolas "inacertáveis" pra tentar vencer alguns pontos.

Segundo, como são fenomenais os atletas que não sucumbem à pressão e se superam quando os olhos do mundo inteiro estão sobre eles.

De cara eu penso em dois brasileiros: Cesar Cielo, Robert Scheidt. Lembro também das seleções de Volei, que tão sempre no topo.

Eles sabem que são os melhores e sabem que "tem" que ser os melhores. Menos do que isso vão ser bombardeados por questionamentos, dúvidas, críticas. E mesmo assim não decepcionam na hora H.

No exterior eu consigo lembrar de vários atletas que eu admiro demais por terem essa característica. Kobe Bryant e Jordan, no basquete; Nadal, Federer, Sampras e Agassi no tênis; Usain Bolt e Isinbayeva no atletismo; Tadahiro Nomura no judô.

O que será que faz esses atletas terem essa capacidade?

Eu já pensei várias vezes sobre isso, e por mais que falem que é "confiança", "força mental", "raça", eu tenho uma tese bem diferente.

Sabe qual?

De que os caras jogam na inércia nessas horas.

Pra explicar melhor, pense num cirurgião. O cara é muito bom no que faz, tem a mão boa pra caramba, e opera muito bem. Você acha que na hora do aperto, que o cara consegue dar aquele ponto ou parar aquela hemorragia por que ele tem "confiança"?

Pode até ser, mas não é assim que penso.

Eu acho que o cara é simplesmente muito bem treinado e preparado para exatamente aqulela situação. É por isso que o cara estuda (cirurgião) ou treina (atelta). Então quando chega na hora, o cara simplesmente faz. Não pensa. Faz.

Aí você me pergunta: então por que tem os atletas que "travam"?

Por que não estão treinados o bastante, muito menos condicionados a reagir instintivamente. E a base disso é treino!

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário