sexta-feira, 20 de julho de 2012

Salário real do jogador de futebol

Fala pessoal,

Como essa história de salário de jogador de futebol já rendeu boas discussões por aqui, resolvi fazer uns cálculos interessantes pra descobrir qual é a média salarial desses caras até eles morrerem.

Veja bem, eu e você, em nossas profissões, ganhamos dinheiro a vida inteira, até nos aposentarmos. Pra nós, sejamos empregados ou profissionais liberais, a tendência é até ganharmos mais conforme envelhecemos. Um bom jogador de futebol ganha a grana "inteira" da vida dele quando é jovem, e não ganha praticamente nada depois.

Por isso resolvi verificar se esses caras realmente ganham tão bem assim.

Vamos lá. Já deixo claro que vou chutar alto, hem.

Tomaremos como exemplo um jogador que trabalhe dos 20 aos 35 anos, ganhando 100 mil reais por mês durante todo esse período (sim, eu sei que ele pode ganhar bem mais ou bem menos ao longo da carreira, mas esse cara é um "bem sucedido" se ganhar 100 mil por mês durante todo esse tempo, concorda?).

A expectativa de vida de um brasileiro que nasce hoje é de 73 anos (sim, eu sei que teria que pegar o dado de quem nasceu há 20/30 anos, mas acho justo que a expectativa seja um pouco maior do que a média de 30 anos atrás, considerando que nosso "paciente" aqui é um atleta, com saúde boa portanto).

Dos 20 aos 35 anos temos 180 meses. Ou seja, 180 meses ganhando 100 mil reais. Isso são 18 milhões de reais.

Dos 20 aos 73 anos são 53 anos, que é o tempo que ele vai ter que sobreviver com o salário (18 milhões). 53 anos são 636 meses.

Então esse cara vai ter que viver 636 meses com os 18 milhões que ganhou. Dividimos então tudo que ele ganhou na vida por tudo que ele vai viver após o "primeiro salário" de 100 mil. Assim a média do salário dele para sua vida equivalerá a R$ 28.301,00.

Veja bem a conclusão a que chegamos.

O jogador de futebol que por 15 anos seja "top" ganha 28 mil reais por mês, na verdade. Ou seja, ele ganha, de fato, o mesmo que o topo do funcionalismo público ganha no país (salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal).

Claro, existem outros fatores a serem considerados no cáculo, como por exemplo os rendimentos do que o cara investir durante a vida, mas mesmo assim o cálculo é válido.

Não é de se estranhar, portanto, que muitos jogadores acabem na pindaíba depois de um tempo, afinal, é impossível o cara que ganha na realidade 30 mil reais por mês comprar um Porsche, ou uma BMW X-5.

Agora pense num cara que não é "top" a carreira inteira. Ou que é "top" só por 5 anos da carreira. Dá pra ele viver como milionário quando tem 25 anos?

Interessante isso aí...

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário