terça-feira, 8 de maio de 2012

Sobre a baixa média de público nos estádios

Fala pessoal,

O assunto desse post já é antigo, mas volta à baila sempre que os estádios ficam vazios em alguma final, como aconteceu, na verdade, em várias finais estaduais nesse último fim de semana.

Bom, o que não faltam por aí são "explicações" sobre a baixa média de público. Eu já ouvi várias: falta de segurança nos estádios, falta de conforto, transporte público deficiente, alto preço dos ingressos.

Mas nenhuma delas me convenceu. E eu explico.

Nenhuma dessas explicações se sustenta quando olhamos para os tempos em que os estádios eram cheios.

Por acaso nos tempos áureos das torcidas organizadas, havia segurança? Não, mas os estádios continuavam cheios.

Por acaso os estádios de 30 anos atrás eram confortáveis? Não, mas os estádios continuavam cheios (note que antes o Morumbi, por exemplo, abrigava até 130 mil pessoas, e hoje é até mais confortável, e abriga no máximo umas 75 mil).

Por acaso o transporte público naqueles anos era melhor do que hoje? Não, mas os estádios continuavam cheios.

Por acaso o preço dos ingressos era mais baixo do que hoje? Infelizmente não consegui encontrar os preços e comparar com o salário mínimo da época, mas pessoalmente, acho que a proporção não vai variar muito.

Bom, passados esses argumentos questionáveis que são muito propagados, a dúvida continua. Por que será que a média de público nos estádios é tão baixa?

Eu, pessoalmente, não tenho a pretensão de dar uma explicação completa aqui, mas tenho a sensação de que a explicação passa muito longe de tudo o que já ouvi.

Na minha opinião, o buraco é mais "embaixo".

Tenho a impressão de que o jogo  de futebol no estádio, como produto de vendas, foi ficando para trás ao longo dos anos. Claro que a segurança, o conforto e o valor do ingresso tem efeito sobre a decisão de compra do consumidor, no caso, o torcedor.

No entanto, acho que o futebol no estádio perdeu para a concorrência.

Bom, quais seriam os produtos concorrentes do programa "ir ao estádio de futebol"?

Sinceramente, não consigo identificar um concorrente direto, para formular uma frase do tipo "o cara não foi ao estádio para ir ao cinema".

No entanto, acho bem plausível dizer, por exemplo, que muitos jovens que, nos anos 80 iriam ao estádio com os amigos, hoje são jovens que se interessam por outros "produtos". Preferem ir a um bar, ou então se recuperar da balada de sábado (nos anos 80 não tinha taaanta balada quanto hoje, nem com tanta intensidade), pegar uma praia, e até mesmo ficar na frente do computador ou da televisão, vendo os seriados que perdeu durante a semana.

E o problema é que o ciclo é vicioso. Esse jovem que não vai ao estádio hoje não vai levar seu filho, que não vai levar o seu filho, que não vai levar...

Enfim, as explicações que sempre ouvimos não me convencem. 

Ah, e só pra registrar: não são explicações, são opiniões (assim como as que deixei aqui)...

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário