segunda-feira, 30 de julho de 2012

Assalto na esgrima

Fala pessoal,

Pra quem não viu, teve uma baita confusão na semi-final da Espada feminina, disputada entre uma sul coreana e uma alemã.

O problema foi o seguinte (eu não sou o expert da esgrima, então vou falar na linguagem popular mesmo):

A disputa foi pro golden score, quem fizesse o ponto ganhava. Se ao final do tempo do golden score, no entanto, nenhuma atleta pontuasse, a vitória ficaria com a coreana (é uma "preferência" sorteada).

Faltando 01 segundo pra terminar o golden score, a lutafoi paralisada, e todos davam como certa a vitória da coreana.

A luta recomeçou faltando 01 segundo (1x), e a alemã se atirou no desespero pra tentar pontuar. Como as duas atletas se tocaram ao mesmo tempo, ninguém pontuou, e a luta foi paralisada de novo. O cronômetro permaneceu parado em 01 segundo.

A luta recomeçou mais uma vez (2x), e a mesma coisa aconteceu. E o cronômetro permaneceu parado em 01 segundo.

Aí o técnico coreano reclamou absurdo já, afinal, como que a luta tinha tido dois recomeços e o relógio não andara?

E o que aconteceu no terceiro recomeço (3x)? A alemã pontuou. E o relógio ainda parado no 01 segundo!!!

Aí o técnico foi à loucura, a atleta sul coreana começou a chorar, e a juíza deu a vitória para a alemã.

Isso despertou os protestos do técnico, que apelou aos árbitros presentes. Poxa, como que as atletas recomeçaram a luta 3 vezes e o relógio não se mexeu?? O técnico protestava, levantando três dedos para o ar, dizendo "they started 3 times!".

Mesmo tendo razão no mérito da questão, a vitória da alemã foi mantida.

Enquanto isso, e mesmo após, a atleta sul coreana permanecia no tablado de luta, pois sua retirada implicaria o reconhecimento da derrota, pelas regras da competição.

Os coreanos apelaram da decisão, e, por incrível que pareça, a celeuma demorava mais porque pelas regras o recurso contra a decisão tinha que ser pago, então os dirigentes do país corriam atrás do dinheiro!!

Pra mim esse foi um caso da ditadura das regras. Todo mundo viu que passou mais de 1 segundo no tempo dos 3 recomeços, mas valeu a decisão do momento, presumidamente a correta. Isso contraria toda lógica e bom senso. Bastaria rever o vídeo e cronometrar o tempo gasto nos reinícios da luta.

Perdeu a Coreia, perdeu o esporte olímpico.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário